Como cuidar de filhote de gato

Como cuidar de filhote de gato

Como cuidar de filhote de gato

 

Os filhotes de gatos são ainda mais vulneráveis que os filhotes de cachorro. Os gatinhos precisam de um pouco mais de atenção. O recomendado é que só separe o filhote da mãe após oito semanas, quando o animal começa a imitar os hábitos da mamãe e já come ração e bebe água.

Depois de alguns dias, seu gato começará a se acostumar ao novo ambiente de sua casa. É hora de começar a pensar nos cuidados de longo prazo e certificar-se de que você está preparado para uma vida longa e feliz junto ao seu animal.

Preparamos uma lista de 9 cuidados que você precisa ter com seus gatinhos.

1. EXAME DE FEZES : Não é necessário. Porém ao levar na clínica veterinária, o médico veterinário irá avaliar se haverá a necessidade ou não. Salvo casos em que o animal apresentar diarreia ou alguma alteração nas fezes, pois  aí sim será solicitada a realização do exame.

2.VERMIFUGAÇÃO: Dependendo do vermífugo pode-se iniciar com 15 dias de vida.

3.VACINAÇÃO: Em animais saudáveis e vermifugados, após a introdução ao ambiente definitivo e quando já estiver se alimentando normalmente de ração, evitando sempre coincidir com situações de estresse.

  • 3 MESES DE IDADE – 1ª dose da Vacina Quádrupla
  • 4 MESES DE IDADE – 2ª dose da Vacina Quádrupla e 1ª dose da Vacina Anti-Rábica
  • 5 MESES DE IDADE – 2ª dose da Vacina Anti-Rábica.

Como cuidar de filhote de gato

Lembrar-se sempre que se deve fazer o reforço anual em dose única.

4.EXAME PARA FAIDS/LEUCEMIA FELINA. Indica-se o exame para gatos de origem desconhecida ou cujos pais tenham acesso á rua. Pode ser feito a partir de 2 meses de idade.

5.PREVENÇÃO DE ECTOPARASITAS (PULGAS E CARRAPATOS): Pode-se iniciar a partir de 30 dias de vida de acordo com o produto escolhido e a freqüência dependerá da exposição e do produto.

6.CASTRAÇÃO PRECOCE: Quando a opção é pela não reprodução deve-se instituir a castração precoce das fêmeas a partir do quinto mês de vida, principalmente para  prevenir o tumor de mama e os transtornos do cio. Nos machos tem indicação para prevenir marcação de território com a urina e saídas á rua.

7.ALIMENTAÇÃO: Ração de filhotes até 10 a 12 meses de vida (de acordo com a raça), depois ração de adulto e se for o caso, ração light (para gatos obesos) e ração sênior (animais senis).

8.BANHOS/ESCOVAÇÃO DOS PELOS: De acordo com a raça e particularidades de pele/pelo, podendo no caso de filhotes sadios iniciar a partir de 45 dias de vida. A freqüência dependerá da necessidade.

9.CUIDADOS COM DENTES: Deve-se condicionar o seu animal a escovação dos dentes a partir do segundo mês de vida.

Como cuidar de filhote de gato

Também existem outros cuidados importantes para a convivência harmoniosa entre o gatinho e seu dono. E para isso, confira mais algumas dicas:

  • Brinquedo típicos. Os brinquedos bons para gatos são fáceis de encontrar e, na maioria das vezes, você sequer precisa comprá-los. Eles geralmente se interessam tanto por bolas de papel ou de ping-pong quanto por brinquedos fabricados para gatos. Bolinhas de papel alumínio, tampas de garrafas pet, sacolas de papel ou qualquer coisa que se mova facilmente e faça um pouco de barulho é um forte candidato a se transformar em brinquedo de gato.
  • Seguro em qualquer parte. A maneira mais segura e confortável de viajar com seu gato é levá-lo dentro de uma caixa de transporte. Antes de cair na estrada, passe um tempo acostumando seu gato à caixa de transporte; para isto, você pode guardar alguns brinquedos dele nela ou transformá-la em um local aconchegante para uma soneca dentro de casa.
  • Identificação adequada. Tenha sempre uma placa de identificação com informações cadastrais apropriadas (número de registro, vacinação antirrábica, etc) presa à coleira de seu gato. A coleira deve ser ajustada para ter uma pequena folga, mas não a ponto de permitir que deslize e saia pela cabeça do gato. Deixe um espaço de dois dedos entre a coleira e o pescoço. Converse com seu veterinário sobre o implante de um microchip para ajudá-lo a localizar seu gato caso ele se perca.
  • Regras da bandeja sanitária. Para casas com apenas um gato, é necessário que haja ao menos duas bandejas sanitárias, uma por andar, para facilitar o acesso. Nas casas com mais de um gato, deve haver uma bandeja a mais que o número de gatos residentes. O comprimento da bandeja sanitária deve ser pelo menos 1 ½ vezes maior que o do gato e, uma vez instalada, não deve ser removida para outros lugares. Observe que nem todos os gatos gostam de bandejas sanitárias cobertas ou forradas. Mas eis que também os cuidados com a bandeja, deve considerar também:
    • Coloque a bandeja sanitária em um local tranquilo, de fácil acesso e longe das áreas de maior circulação da casa, onde outros animais e pessoas terão menos chance de atrapalhar a “rotina” de seu gato.
    • Ponha cerca de 4 cm de argila ou granulado sanitário formador de grumos na bandeja de seu gato. Milho aromatizado, trigo, pinha e outros elementos usados como granulado para a bandeja sanitária não são bem aceitos pelos gatos.
    • Limpe os dejetos da bandeja sanitária duas vezes ao dia e troque o granulado completamente uma vez por semana, pois seu gato preferirá usar uma bandeja sanitária limpa. Lave sempre a bandeja com um detergente suave antes de renovar o granulado
    • Nunca toque ou interrompa seu gato quando ele estiver usando a bandeja sanitária.
    • Procure seu veterinário caso seu gato “vá ao banheiro” fora da bandeja sanitária, pois ele pode estar manifestando algum problema de saúde.

Como cuidar de filhote de gato

Como todo animal, visitar periodicamente o veterinário para fazer um check up, pode melhorar e prolongar a qualidade de vida do seu gatinho.

Por isso, a Clínica Veterinária Dra. Nanci, com experiência e carinho por mais de 30 anos, se coloca à disposição!

Recomendamos ler também o artigo em que falamos sobre “Primeiros cuidados com filhotes de cachorros”.

Clínica Veterinária Dra. Nanci