Porque castrar?

Porque castrar?       

 É muito comum chegar aquela hora em que você começa a cogitar castrar o seu animal, mas você já parou para pensar em qual a importância, as vantagens e desvantagens de uma castração?

 Primeiramente, a castração além de ser a melhor forma de controle populacional e diminuição do abandono aos animais, possui outras vantagens, como a prevenção de um possível tumor (como o de mama), a piometra (infecção de útero, que pode levar sua cadela ou gata à óbito quando não descoberta a tempo) e a uma gravidez psicológica.

   Nos machos, além de prevenir alguns tumores e câncer de próstata, você tem a vantagem de que eles não irão demarcar território quando castrados ainda filhotes.

   Já os gatos, minimizam-se as brigas de rua e transmissão de algumas doenças sexualmente transmissíveis, como a “AIDS felina” FIV.
 A castração também é indicada no caso de algumas doenças genéticas para não serem propagadas.

 

E quais as desvantagens?

 Uma tendência maior à obesidade, tanto nos machos quanto nas fêmeas, pois durante a castração serão retirados os dois ovários e útero; e no caso dos machos, os testículos.

  Sendo assim, o animal não terá estímulo de hormônios sexuais que ajudam na regulagem do peso. Porém, hoje já existem rações especificas para animais castrados, que ajudam nesse controle de peso. As cadelas podem desenvolver incontinência urinária e ter a chamada “vulva infantil” mais comum em cadelas de grande porte, castradas precocemente.

 

E por que castrar conosco?

  Nossa clínica conta com uma filosofia de bem estar ao seu pet. Pedimos sempre para que o orçamento de cães, seja feito presencialmente, para avaliarmos seu animal e solicitarmos os exames pré operatórios necessários para ele.

   

 Só realizamos o procedimento cirúrgico após todos os exames pré operatórios estarem normais ou em alguns casos específicos, estabilizados. Sendo necessário, no mínimo, hemograma, função renal, função hepática, eletrocardiograma e aferição da pressão arterial. Caso apresente qualquer alteração, trataremos primeiro para depois liberá- lo para a cirurgia.

   

 Contamos com uma equipe altamente capacitada, sendo que todo procedimento cirúrgico contará com a nossa cirurgiã, cirurgiã auxiliar e anestesista, que ficarão exclusivamente com o seu pet durante todo o procedimento.

 

 A castração em si, não é um procedimento muito longo, o pós operatório costuma ser tranquilo (quando realizado conforme orientamos) e a retirada de pontos costuma ocorrer entre 7 a 10 dias, após o procedimento.

   

 

Em caso de dúvidas, venha nos conhecer, estaremos sempre à disposição!